trocafone

Xperia Z: o primeiro smartphone resistente à água

A Sony apresentou em 2013 o primeiro modelo da sua série Xperia Z, que trazia os níveis mais altos de resistência a poeira e a água da época. Com design de um corpo, não apresentava bateria removível.

Foi com o Xperia Z que a Sony também lançou o seu conceito de design Omnibalance, que focava na simetria em todas as direções, trazendo um aparelho fino, com as bordas arredondadas e protegido por uma estrutura de esqueleto feita de fibra de vidro.

Esse design é visto em todas as versões do Xperia Z, mudando apenas a configuração que já na versão Z1 apresentava câmera traseira de 20.7 megapixels. A série Xperia X inclui, além dos smartphones, o foblet Xperia Z Ultra e a linha de tablets Xperia Tab Z.

A série Xperia Z foi substituída pela Xperia X no ano de 2016. Antes disso, foram lançados os seguintes modelos: 2013 - Xperia Z, Xperia ZR, Xperia ZL, Xperia Z1; 2014 - Xperia Z1 Compact, Xperia Z2, Xperia Z3, Xperia Z3 Compact; 2015 - Xperia Z3+, Xperia Z5, Xperia Z5 Compact e Xperia Z5 Premium.